Alex jogou muito por onde passou. Mas na Turquia, a coisa foi além. Seja dando passes absurdos, batendo faltas perfeitas ou marcando golaços, o torcedor do Fenerbahçe só tinha olhos para uma coisa: a magia vinda do seus pés. A matéria de hoje é sobre o amor incondicional que um torcedor pode ter pelo ídolo.
Em 2004, o militar turco chamado Mural Dural andava em um campo minado e pisou em um dos explosivos escondidos numa zona de fronteira. No acidente, ele perdeu os dois pés. Depois de anos com uma limitação enorme na sua locomoção, ele entrou em contato com uma organização que estudava a elaboração de próteses, pois tinha uma ideia fixa na sua cabeça que envolvia seu clube do coração, o Fenerbaçe e seu maior ídolo. Dural queria homenagear Alex de uma maneira inédita.
“Eu quero ter os pés do nosso eterno capitão. Não consigo pensar em alguém além dele.” - Mural Dural
O brasileiro ficou tão emocionado e surpreso que aceitou na hora.
Mural Dubal e Alex se encontram para a confecção da prótese. Foto: Reprodução
Alex já recebeu homenagens diversas na Turquia. Existe inclusive uma estátua dele em uma rua pública de Estambul. Mas essa, foi tocante. O procedimento ocorreu como previsto, e a prótese se tornou realidade.
“Hoje ele anda com uma cópia dos meus pés. Foi uma satisfação enorme poder ajudá-lo." - Alex
O turco realizou um sonho e chegou a enviar uma mensagem emocionada ao Coritiba, agradecendo ao clube por ter revelado Alex para o mundo. Ele reforçou que, sem o Coxa, o Fenerbaçe nunca teria visto Alex.
“Agora, sempre que Alex andar por Curitiba, saberá que nós sempre andaremos com ele, e que ele estará sempre andando aqui entre nós.” - Mural Dural
Mural Dubal mostra a prótese pronta para seu ídolo. Foto: Reprodução
Pelo seu caráter fora de campo e talento dentro dele, Alex é um dos brasileiros mais amados no país em que jogou. Existe demonstração de admiração mais clara que essa?
Grandes histórias e grandes jogadores sempre terão seu espaço aqui também no Peleja.