top of page

LEIA

27 de mar. de 2025

Football Manager: Por que os fãs de futebol são tão fissurados por esse jogo?

O PELEJA procurou entender o que está por trás da obsessão da comunidade brasileira em um jogo que nem “existe” no Brasil.

por

Maria Tereza Santos

Olha o que a TV não te mostrou na final da Libertadores 2024
11:03
Por que é tão difícil o Santos sair de...Santos | BAIRROS #02
08:46
Por que nada vai conseguir separar o Grêmio do gremista | BAIRROS #03
07:13
Por que é impossível tirar o Vasco da favela | BAIRROS #01
09:37
Acabou a zica: o ano em que a torcida do Botafogo foi escolhida
08:29
Como a política acabou com a Ligue 1 na França
12:56
ESSE FOI O REBAIXAMENTO MAIS ABSURDO QUE VOCÊ NÃO VIU
11:50
POR DENTRO DA TORCIDA MAIS REGGAE DO MUNDO
13:35
POR QUE ESSE SOM NA TORCIDA DO VITÓRIA É DIFERENTE DE TUDO QUE VOCÊ JÁ VIU
11:03
POR QUE É PROIBIDO TOCAR FUNK NA TORCIDA DO PAYSANDU
15:06
É POR ISSO QUE O KROSS NUNCA MUDA DE CHUTEIRA
04:37
POR QUE AUTORIDADES SUGEREM M4C0NHA EM VEZ DE ÁLCO0L NA EURO 2024
03:02

Qual é a primeira coisa que vem na sua cabeça quando alguém fala em “jogo de futebol de video game”? Provavelmente será o EA Sports FC (o antigo FIFA) ou algum similar, certo? Mas há um nicho no mundinho dos games que discorda. O grande jogo de futebol para um setor da comunidade gamer é o Football Manager.


Se você já se deparou com um integrante dessa bolha, provavelmente percebeu o quão apaixonados, empolgados e fissurados eles ficam quando falam sobre o jogo. Mas como alguém que ama futebol e não é tão ligada nesse universo dos games, a obsessão dos jogadores pelo FM é algo que nunca fez muito sentido para mim.


Qual é a graça de um jogo em que o objetivo não é, de fato, personificar um jogador de futebol em campo?


Pesquisando sobre isso em fóruns da internet, eu descobri que não sou a única pessoa com essa dúvida. Por isso, fui atrás de usuários de FM e um especialista na área de games para entender o que está por trás da febre do Football Manager.


O que é o Football Manager?

No FM, o objetivo é cuidar da equipe, não jogar bola (Imagem: Sports Interactive)

Para começo de conversa, precisamos explicar do que exatamente se trata esse jogo. O FM é um jogo de simulação, no qual o usuário fica na pele de um administrador de um time de futebol. Ao invés de incorporar um atleta e se preocupar em ser o mais habilidoso em campo, a função do jogador da vida real é cuidar das contratações, escalações, esquemas táticos e orçamento da equipe.


-- Eles colocam numa posição que teoricamente é uma amálgama entre os gerentes de futebol e o técnico. É aquela visão britânica do técnico, uma coisa mais meio Sir Alex Ferguson, sabe? -- explica Igor Pontes, jornalista de Games e eSports no Rio de Janeiro.


Basicamente, ao iniciar o jogo, você escolhe o time e a divisão e passa a lidar com o dia a dia do clube. “Vai desde você fazer a leitura do scouting de um jogador até comandar o treino, contratar os jogadores e, obviamente, lidar com eles no dia a dia”, explica Igor.


O jogo nasceu em 1992, com o nome Championship Manager, tendo seu nome alterado para Football Manager em 2004. Ele é desenvolvido pela Sports Interactive e distribuído pela Sega. Apesar de estar disponível para jogar em console, geralmente os usuários utilizam o computador.


Aliás, esse é um dos motivos do sucesso do game e explica por que as pessoas gastam tantas horas nele. Além do jogo ser leve, você não precisa estar literalmente jogando o tempo inteiro.


-- Você bota ele ali no seu segundo monitor e vai fazer alguma outra coisa. Você fica o dia inteiro ali porque pode jogar sem necessariamente estar 100% focado nele. Você pode montar o seu time, deixar ele rodando e fazer suas coisas do dia e está tudo bem. Você acaba “perdendo” muito tempo nele assim. Não precisa ficar o tempo inteiro com controle na mão -- explica Igor.


“Já cheguei a passar de cinco a seis horas jogando”


O engenheiro Henrique Rios Mendes Aguiar, de Campinas, conta que conheceu o jogo por volta dos 8 ou 9 anos, quando ele ainda tinha o nome antigo. “A partir do FM 2006, eu venho jogando todo ano”.


-- A questão de frequência é algo relativo porque agora eu estou trabalhando mais presencial, então não dá para ficar jogando muito. Umas duas, três vezes na semana, depois do trabalho, jogo no máximo uma meia hora por dia. Mas antes de começar a trabalhar presencial, já cheguei a passar horas jogando, coisa de cinco, talvez, seis horas -- relata Henrique, hoje com 29 anos. 


Essa parece ser uma constante na vida dos jogadores de FM. O próprio Igor comentou que hoje joga bem menos porque, se não, “consome o dia inteiro”.


O criador de conteúdo Thales Montemagni, de São Paulo, diz que chega a abdicar da rotina nos seus “picos”. Apesar de não jogar constantemente, quando abre o game, passa de duas a três horas diárias jogando ao longo de algumas semanas dentro de um mês.


-- Eu tenho, tipo, “picos” de jogar porque eu abdico muito da minha rotina, dos meus afazeres se eu jogo Football Manager, tamanho “vício”. Ele é um jogo que eu já vi relatos de outras pessoas falando também que ele é muito viciante, então você não consegue jogar uma partida só. Você vai, vai, vai… quando você vai ver, passaram horas.


Melhor que o FIFA? O que explica a obsessão pelo FM


Mas afinal, o que explica essa fissura pelo jogo? Já destaquei a facilidade do computador e do funcionamento do jogo, mas vai além disso. Igor explica que a base de dados é um dos seus grandes fortes.


-- Você tem ali uma base muito ampla, extensa e completa, principalmente de ligas europeias. Porque como é um jogo de simulação, eles prezam por captar os principais dados dos jogadores para repetir isso dentro da simulação. 


Analisando o perfil de quem gosta de FM, fica claro também um outro motivo da popularidade. O game tem como alvo também quem gosta da parte mais tática do futebol.


-- O FM te dá todas as ferramentas para você realmente montar uma tática. Eu gosto muito também de pegar as estatísticas dos jogadores, ver lá quantas participações em gol ele teve, qual a nota dele por partida. Eu gosto pra caramba dessas coisas minuciosas do futebol -- diz Thales.


O FM agrada a ala boleira que gosta de tática (Imagem: Sports Interactive)

Junto a isso, há outro motivo que eu, péssima jogadora de EA Sports, consegui identificar como o principal chamativo pro jogo.


-- No FM, você não precisa de uma skill (habilidade, em português), né? Algo que dependa de você ser bom no jogo -- diz Henrique.


A independência do quão habilidoso você é jogando é o que faz os fãs de FM o preferirem em relação ao antigo FIFA.


-- É muito sobre você não querer controlar, não depender das suas habilidades como jogador, tipo, como num FIFA, mas de você controlar o time em si. Eu acho que o que pega muito quem gosta da parte tática do futebol, da parte que não é necessariamente você pegar o controle e comandar o atleta, é você querer ver como vai encaixar uma formação, uma tática que você quer implementar. Acho que ele vai mais para o lado das pessoas que querem entender como funciona o lado técnico, o lado estratégico do futebol.


“Please, come to Brazil!”


Agora vem a parte contraditória: mesmo com uma fanbase tão bem estabelecida no Brasil, o Football Manager não existe oficialmente no país. A reportagem procurou a assessoria da SEGA, que comunicou que, “no momento, a empresa não tem nenhum porta-voz disponível para conversar sobre Football Manager no mercado brasileiro”.


O posicionamento oficial mais recente da distribuidora diz que “Por razões de licenciamento, o jogo não é vendido no Brasil”.


Mas isso não impede o engajamento da comunidade brasileira. Além de encontrar meios alternativos para jogar, eles fazem modificações nas equipes (como nas cores, por exemplo) para que fiquem o mais próximas possível dos times do Brasil.


-- Eu acho que você só simplesmente excluir essa comunidade impede o avanço dessa questão do licenciamento. A galera é muito fã. A galera vai arranjar um jeito de jogar de qualquer forma, mas perde-se muito na questão de destinar esse mercado à sua empresa -- opina Igor.


Ele não vem mais

A interface do “falecido” Football Manager 25 (Imagem: Sports Interactive)

A fissura pelo jogo ajuda a explicar o clima de velório no qual a internet ficou em 6 de fevereiro, quando a Sports Interactive anunciou que pela primeira vez desde a criação do FM, não haveria uma nova edição anual.


Assim como nos últimos anos, estava previsto para o final de 2024 o lançamento do Football Manager 2025. Além dos motivos óbvios, o jogo era ansiosamente aguardado pela comunidade por contar com a introdução do futebol feminino, com um banco de dados de mais de 25 mil jogadoras, e o licenciamento dos 20 clubes da Premier League.


Junto a isso, os desenvolvedores prometeram que a edição 25 contaria com o “maior avanço técnico e visual para uma geração”. Uma reformulação como essa não era vista desde 2003.


Prometeram, mas não cumpriram. Depois de ter a estreia adiada duas vezes, ficando programada para março de 2025, foi divulgado o cancelamento da nova edição no início de fevereiro.


-- Embora muitas áreas do jogo tenham atingido nossos alvos, a experiência e a interface abrangentes do jogador não estão onde precisamos que esteja. Como uma extensa avaliação demonstrou, incluindo testes de consumidor, temos uma validação clara para a nova direção do jogo e estamos chegando perto - no entanto, estamos muito longe dos padrões que você merece -- disse a Sports Interactive, em comunicado oficial.


Ainda não há previsão de quando uma nova versão será lançada, nem até quando a edição 2024 ficará disponível aos jogadores.


ASSISTA

marca PELEJA na cor branca

PELEJA ©  Todos os direitos reservados

O futebol que ninguém fala, mas que todo mundo vê.

©2024 por PELEJA MEDIA

  • Instagram
  • novo-logotipo-do-twitter-x-2023-download-do-vetor-do-logotipo-do-twitter-x_691560-10809 co
  • TikTok
  • Facebook
  • Youtube
bottom of page